Aquarium Clock

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CORDEL EM ARTE E VERSOS MOREIRA DE ACOPIARA

CORDEL EM ARTE E VERSOS
MOREIRA DE ACOPIARA
Xilogravuras de
ERIVALDO FERREIRA DA SILVA


Em Cordel em arte e versos, de Moreira de Acopiara a proposta é motivar o leitor a descobrir o universo do cordel, incentivá-lo a conhecer a linguagem para criar os seus versos e ilustrar o seu próprio livreto. “Essa combinação de ensinar a escrever os versos e ilustrar com xilogravura, é muito interessante porque aproxima ainda mais o leitor do universo da arte popular”, explica Moreira de Acopiara.

A idéia do livro é que a literatura de cordel conquiste uma abordagem mais ampla na escola, tanto nas aulas de língua portuguesa como na de artes. Para isso, a editora promove bate-papo e oficina de cordel com o autor nas escolas e participa de feira de livros. Moreira tem larga experiência em realização de eventos com alunos e também professores da rede pública.

Moreira de Acopiara conta um pouco a influência que essa literatura teve na sua vida, traz um breve relato sobre a história do cordel no Brasil e seus principais autores. O autor orienta o leitor como se produz um cordel, suas rimas e metrificações, além de trazer o divertido poema A bicicleta. Em versos de cordel, Moreira descreve como ilustrar o livreto com xilogravura e oferece opção para criar gravura a partir de materiais alternativos para crianças.

Autor - Moreira de Acopiara é como Manoel Moreira Júnior assina seus trabalhos poéticos. Nasceu em Acopiara, no Ceará. Autodidata, aprendeu a escrever poesia de cordel com sua mãe e com os repentistas da região. Em 2004 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC.

Sobre o Ilustrador - Erivaldo Ferreira da Silva começou a fazer xilogravura aos 14 anos, incentivado pelo pai,que escrevia literatura de cordel. Aprendeu a técnica com Ciro Fernandes e com o autor e ilustrador J. Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário